8 mitos sobre a vida de blogueiro.

8 mitos sobre a vida de blogueiro.

Mesmo com o surgimento das mídias sociais, ainda existe uma indústria bilionária de blogueiros. Muitas pessoas entram nesse mercado na expectativa de promover sua marca ou de ganhar dinheiro. Mas, assim como em outras indústrias o mercado é cheio de mitos.

Separamos abaixo alguns mitos que você deveria saber antes de montar seu blog:

 

Mito #1 – Quando você monta um blog, automaticamente você irá gerar tráfego

Montar um blog não necessariamente garante que você irá ter tráfego e que suas postagens vão aparecer nos resultados do Google. De fato, criar o blog é um primeiro passo para atrair visitantes para o seu site. Mas, simplesmente isso não irá garantir que seu blog possua um tráfego relevante.

Para possuir tráfego você tem de criar conteúdo consistentemente, trabalhar em parcerias, entender sobre seu publico, gerar conteúdo segmentado, mídias sociais, SEO e inclusive comprar mídia online.

 

Mito #2 – Montar um blog é limitado a um determinado número de caracteres

Montar um blog é limitar a sua escrita a um determinado número de caracteres. Ao contrário, ter um blog está muito relacionado a fornecer informação de qualidade ao seu público no tamanho ideal, sejam 500 ou 2000 palavras.

Desde que você consiga enriquecer o conteúdo não importa o tamanho do seu texto.

 

Mito #3 – Montar um blog depende apenas de saber escrever

Não. Apesar de escrever ser uma parte importante de se ter um blog, não ilustra bem tudo que é necessário para ter um blog de sucesso. Outras habilidades são exigidas além da escrita como conhecimentos de marketing, de programação, de negociação, de mídias sociais, de enviar newsletters e muito mais.

Um artigo é apenas um pedaço de texto que não irá fazer a diferença sozinho para o seu blog. É como um pedaço de bife sem tempero. Uma postagem precisa de imagens, links, comentários, divulgação e muito conhecimento por trás.

 

Mito #4 – Mais tráfego significa maiores ganhos

Nunca. Seu blog é como uma loja de varejo, ou seja, não adianta você ter milhares de potenciais consumidores na sua loja se seus preços são horríveis e seu produtos mal selecionados. Você pode ter muitos visitantes, mas isso não garante que eles vão testar seus serviços ou seguir suas recomendações.

Você vai ter de gastar várias horas interagindo com seus leitores, respondendo seus comentários, selecionando os conteúdos mais relevantes para eles e gerando publicidade segmentada. Uma vez que você fizer isso, o dinheiro vai começar a aparecer.

 

Mito #5 – Você precisa de uma cadência de postagem para ter mais leitores

Não é verdade. Uma frequência de postagem depende do segmento do seu blog, do seu plano de monetização e da sua audiência. Ou seja, não existe uma fórmula mágica que se enquadra em todos os casos.

A frequência de postagem deve sim existir, é uma boa prática saudável, mas não existe um padrão para todos os sites. Um blog sobre moda vai possuir uma frequência de postagens diferente de um blog sobre negócios.

 

Mito #6 – Você deve focar apenas em mídia para ganhar dinheiro

Apesar da venda de mídia digital ter de fato mudado a forma de remuneração dos criadores de conteúdo online ela não deve ser encarada como a única alternativa. Um blog de sucesso pode gerar dinheiro de diversas formas e anúncios online é apenas uma delas.

A compra de mídia geralmente é concentrada em poucos sites de alto volume. Ou seja, ao invés de apostar todas suas fichas em um método único de anúncio opte por combinar diferentes formas de remuneração (postagens patrocinadas, venda de cursos e materiais exclusivos e muitos outros).

 

Mito #7 – Consiga um influenciador e você vai conseguir muito tráfego do dia para a noite

Ter uma pessoa forte participando pontualmente do seu blog com certeza vai alavancar seu negócio por um tempo, mas no longo prazo é pouco provável que irá gerar algum impacto. Para obter resultados de longo prazo é importante você publicar conteúdo de qualidade consistentemente.

 

Mito #8 – Ser um blogueiro é apenas uma fonte de renda temporária

Apesar dos blogs terem perdido relevância nos últimos anos para outros canais de geração de conteúdo como páginas em mídias sociais e canais de youtube ele ainda é um dos principais canais e um dos único em que você pode se destacar por um conteúdo diferenciado.

Atualmente o que temos visto não são blogueiros desaparecendo, mas sim passando a atuar em vários canais.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *