O vinagre pode substituir o amaciante na lavagem de roupas. Ao ler ou ouvir de algum parente ou amigo essa dica de limpeza, bate aquela desconfiança: mas funciona mesmo? E a resposta é sim! Veja porque o truque caseiro é eficaz e saiba como usar o vinagre corretamente na hora de lavar sua roupa.

A dona de casa, criadora e editora do site Donas de Casas Anônimas, Renata Marques, afirma que, por experiência própria, o vinagre amacia as roupas, sendo uma ótima alternativa ao amaciante comum. O condimento usado no preparo de pratos saborosos, seria capaz de amaciar as fibras do tecido e retirar os resíduos do sabão, além de ser um produto mais barato e biodegradável.

• Qual tipo de vinagre usar? Em teoria qualquer vinagre pode ser usado, porque todos contém o ácido acético responsável por amaciar as roupas. Mas dê preferência aos incolores, como o vinagre de vinho branco.

• Qual a medida? Use aproximadamente 100 ml de vinagre para cada cinco quilos de roupas.

• Precisa diluir? Não é necessário fazer uma diluição prévia. Basta colocar a quantidade de vinagre diretamente no compartimento para o amaciante, porque a máquina de lavar cuida de dilui-lo automaticamente. Caso a lavagem seja a mão ou o equipamento não tenha o depósito para o amaciante, adicione o vinagre na água do último enxágue.

• A roupa fica com cheiro de salada? Ao estender a roupa no varal, você ainda pode sentir um pouco do cheiro do vinagre, mas à medida que a roupa seca, o aroma desaparece por completo.

• Como substituir o perfume do amaciante? Se você faz questão de sentir um perfume nas roupas, na hora de passar, aplique uma água perfumada própria para tecidos ou utilize sachês aromáticos nos armários e gavetas.

• Pode usar em tecidos delicados? Não. O melhor é evitar o uso em tecidos finos e delicados como sedas e rendas, porque o ácido acético pode agredir as fibras.

Mas por que o vinagre funciona?

O coordenador do Núcleo Alquimia do Instituto de Química da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Araraquara, Rodrigo Fernando Costa Marques, explica que durante o processo de lavagem das roupas, ao entrar em contato com a água, a parte polar da molécula do sabão se liga à água e a parte apolar à gordura. Durante o enxágue, as moléculas do detergente saem com a água levando a gordura. Porém, mesmo após o enxágue, o excesso de moléculas do sabão fica aderido à fibra, conferindo carga negativa ao tecido. Como no caso dos ímãs, as fibras passam a se repelir, o que dá à roupa aquela característica áspera e ressecada.

“É aí que entra o vinagre”, afirma o professor. Segundo ele, “ao adicioná-lo à lavagem, o ácido acético da substância consegue neutralizar as cargas negativas deixadas pelo sabão, da mesma forma como faz o amaciante”.

Vi no UOL Estilo

Categorias: Como Fazer

Albert Corbett

Fundador do Grupo Pé de Cogumelo, especializado em comunicação digital e mídias sociais. Sou bem humorado, divertido, um pouco carente mas sempre seguindo meus ideais, sem nunca sobrepor ninguém ou outras idéias. Faço de minha profissão também meu hobby, assim expondo sempre meu portfólio de uma forma divertida, mas nunca esquecendo da qualidade e profissionalismo.

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Como Fazer

Como fazer uma churrasqueira com vasos

Aquele momento que você está no jardim e bateu um fome. Ahhh, que tal um churrasco? Ótimo, mas detalhe, não tenho nenhuma churrasqueira em casa, e agora? Fácil, aprenda a fazer uma churrasqueira usando apenas Leia mais…

Como Fazer

Como fazer um suporte para câmera com rodinhas

Nem precisa mais gastar dinheiro com aqueles suportes caros, agora você pode fazer um em casa…