Tem aquela lenda urbana do hippie que tomou chá de cogumelos e nunca mais voltou ao normal. Verdade ou não, o importante é que em um estudo publicado recentemente pela Wiley Online Library (http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/hbm.22562/abstract), cientistas investigam mais a fundo o que acontece com o cérebro humano quando ele está sob efeito da psilocibina, o princípio ativo presente em cogumelos alucinógenos.

Os cientistas analisaram o cérebro de 15 voluntários que tomaram psilocibina em uma solução intravenosa, e também receberam placebo em outro momento. Os pesquisadores descobriram um aumento de atividade nas regiões que, pelo que se sabe, costumam ser ativadas enquanto estamos sonhando. No entanto, a atividade na região associada com raciocínios complexos e auto-consciência parecia descoordenada. No estudo, conexões mais primitivas do cérebro, ligadas ao pensamento emocional, foram ativadas ao mesmo tempo.

De acordo com os cientistas, a descoberta mais importante explica porque usuários de cogumelos alucinógenos costumam descrever a experiência comparando-a a sensação de estar em um sonho. As áreas primitivas do cérebro, associadas às emoções e a memória, que foram ativadas durante o uso de psilocibina são também associadas a atividade cerebral durante os sonhos e pareceram funcionar de maneira mais sincronizada e coordenada durante o efeito da droga.

O próximo passo, para os estudiosos, é estudar as possibilidades de usar drogas alucinógenas, como a psilocibina dos cogumelos e o LSD, de maneira terapêutica. Já existem estudos em curso sobre o efeito do LSD sobre a criatividade, e alguns cientistas acreditam no poder da psilocibina parar curar doenças como a depressão, por causa do poder da droga em romper padrões e paradigmas de pensamentos.

Indicado por Alexandre (ARW) via Revista Galileu


Albert Corbett

Fundador do Grupo Pé de Cogumelo, especializado em comunicação digital e mídias sociais. Sou bem humorado, divertido, um pouco carente mas sempre seguindo meus ideais, sem nunca sobrepor ninguém ou outras idéias. Faço de minha profissão também meu hobby, assim expondo sempre meu portfólio de uma forma divertida, mas nunca esquecendo da qualidade e profissionalismo.

Deixe uma resposta

Posts Relacionados

Notícias

Polícia Federal: A Lei é Para Todos

Do início do processo até a condução coercitiva do ex-presidente Lula, a Operação Lava Jato desencadeia uma série de investigações sobre a corrupção no Brasil. Durante a realização da Operação Bidone, a Polícia Federal apreende Leia mais…

Videos

BRASZIL – Os 3 Passos do SISTEMA LEC®

DOMINAR INGLÊS Braszil® foi cuidadosamente desenhado e desenvolvido para atender às suas necessidades como brasileiro interessado em dominar o inglês. O aplicativo, portanto, não trata de mera versão de algo produzido no exterior, mas toda Leia mais…

Diário

Legendadores: Hoje termina uma parceria e encerramos o projeto!

É caros amigos, o que começou como um projeto meio assim sem querer, depois passou a infinitas possibilidades, hoje encerramos definitivamente. Para quem não conhecia, o Legendadores não seria apenas um dos maiores sites de Leia mais…