Como baixar no Baixaki sem o Gerenciador de Download do site

Quem nasceu no século passado com certeza se lembra dos inúmeros sites que haviam de downloads de aplicativos (legalizados). Tivemos exemplos famosos como SuperDownloads, DownGrátis, o Grátis, entre outros tantos.

Todos os relacionados acima ainda existem e cumprem com seu papel em trazer novidades e aplicativos para download. Porém um deles sempre (e continua) se destacando, referencio o site Baixaki. Porém, diferente do que muitos possam pensar, essa não é uma publicação patrocinada, até porque vou falar do site, mas não será nada bom e positivo.

Pelo contrário, quero deixar aqui, entre outras coisas, minha total insatisfação com o site, que desde sua criação, teve suas épocas de ouro, mas atualmente está decadente e cada vez mais complicado utilizá-lo, pelo menos sem que haja frustrações, dor de cabeça e muita desconfiança, principalmente para com usuários leigos e sem conhecimento avançado.

Isso tudo, devido à uma decisão que muitos sites nacionais de downloads resolveram aderir, mas diferente do dito, largaram mão e voltaram à disponibilizar diretamente o instalador do aplicativo escolhido, fornecido pelo criador do aplicativo. Porém, o Baixaki, infelizmente insiste em obrigar-nos à baixar por meio de um “gerenciador de downloads/instalador” do site, no qual promete entre outras coisas mais seguranças e diversas outras baboseiras, mas na verdade eles querem meio que garantir que ninguém copie o link de download e possam também, de forma muitas vezes discretas, fazer com que usuários leigos acabem instalando barras, aplicativos, adwares (programas que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios sem a permissão do usuário) e outras porcarias e lixos, que tornam o computador lento e com problemas.

Vale lembrar ainda que ao fazer o download desses instaladores/gerenciador de downloads do site, praticamente TODOS os antivírus do mercado, sejam eles gratuitos ou pagos, sempre acusam o instalador como SUSPEITO ou COM RISCO. Segundo a empresa, declara se tratar de um chamado “falso-positivo”, que é quando o antivírus acusa um aplicativo de ser algo perigoso e que na teoria não é. Pode até não haver nenhum risco, mas o problema é explicar isso para um usuário leigo, que muitas vezes, precisando de um programa qualquer, recorre e dá um Google, muitas vezes caindo no site, e que não entende o porque de não conseguir baixar ou até mesmo acredita estar correndo riscos…

Mas enfim, existe uma forma de driblar isso, e faço total questão de tentar ensinar e disponibilizar a forma simples, prática e totalmente segura de evitar isso. Faço, além de poder ajudar à quem talvez passe por esses problemas constantes, ainda como pura forma de protesto.

Para se ter uma ideia, em nosso computador de testes que sempre utilizamos para este e outros fins, resolvemos escolher um programa aleatório (no qual camuflamos o nome para não prejudicá-lo) e baixar pelo site. Desativamos temporariamente (assim como recomenda o site) nosso antivírus e seguimos com o download, como vocês acompanham abaixo:

Após o download, ao executarmos o arquivo baixado, apresenta-nos essa tela, no qual mostra o arquivo a ser baixado:

Como baixar no Baixaki sem o Gerenciador de Download do site - 1-7

Já na segunda tela, de forma totalmente IRRESPONSÁVEL e a fim de confundir o usuário leigo, é apresentado uma PUBLICIDADE (no caso do Avast), a fim de que se clicarmos em ACEITAR, é instalado o antivírus antes mesmo de baixar o programa solicitado.

Como baixar no Baixaki sem o Gerenciador de Download do site - 2-7

Novamente, enquanto o software escolhido é baixado (mas não fica disponível até então para o usuário), é exibido outra PUBLICIDADE, com botões piscantes, com o intuito de confundir novamente o usuário e fazê-lo clicar em SIM e instalar algum programa de publicidade. Para continuar devemos clicar no botão PROXIMO, que encontra-se bem discreto em cor mais fraca.

Como baixar no Baixaki sem o Gerenciador de Download do site - 3-7

Em seguida, recomenda-se clicar no botão “Mais Tarde”, para que o gerenciador de download/instalador do Baixaki seja fechado.

Como baixar no Baixaki sem o Gerenciador de Download do site - 4-7

Como forma de último suspiro do aplicativo, ele abre automaticamente o navegador padrão do computador, e acessa a página do site, agradecendo ao usuário pelo uso do Gerenciador de Download, mesmo sem em nenhum momento solicitar autorização para tal ao usuário.

Como baixar no Baixaki sem o Gerenciador de Download do site - 5-7

Ao final, depois de fechar o navegador e reativar o antivírus do computador, recebemos as duas seguintes mensagens de alerta de risco para com o aplicativo de gerenciador. A mesma mensagem que recebemos ao fazer o download sem desativar antes do antivírus…

Como baixar no Baixaki sem o Gerenciador de Download do site - 6-7

Como baixar no Baixaki sem o Gerenciador de Download do site - 7-7

Quero deixar claro que em momento algum acuso ou digo que se possa mesmo ou não ser inseguro o download. Apenas acredito que a partir do momento que o site tem como público alvo usuários, dentre sua grande maioria leigos e sem conhecimento mais apurado em informática e afins, obrigar o mesmo à passar por tais situações, em minha singela opinião traz muito mais prejuízo do que vantagens ao site, exceto o dinheiro ganho com essas publicidades.

Quanto à forma de driblar isso, você precisará apenas estar utilizando um navegador compatível (entenda-se Google Chrome, Mozilla Firefox ou o Opera), instalar uma extensão (disponível nas lojas oficiais de cada navegador) e depois um script, que possibilitará a liberação do link de download.

Se perdeu? Calma, eu explico e indico tudinho certo… Acompanha:

1- Você precisará ter um dos três navegadores citados, para que isso possa funcionar, caso não tenha, segue abaixo os links para o download dos mesmos (SEM PRECISAR DE GERENCIADORES, KKKKKKKKKKKKKKKK):

| |

2- O segundo passo, estando utilizando um dos três navegadores, deverá instalar a extensão oficial que libera o uso de scripts de sites. Essas extensões são a Greasemonkey (exclusivo para Firefox) e Tampermonkey (para Chrome e Opera). Utilizando o navegador desejado, acesse o link abaixo da extensão respectiva:

| |

3- Com a extensão instalada, possibilita agora que você possa instalar diversos scripts, que ativam, modificam ou removem (neste caso) recursos de diversos sites, mas isso deixarei para explicar em uma próxima postagem, em breve… Agora, independentemente de qual navegador ou qual extensão você estiver utilizando, basta você acessar o link abaixo, e clicar no botão verde INSTALAR O SCRIPT.

Aí irá depender de cada navegador, mas basicamente ou aparecerá uma nova janela e você deve clicar em Aceitar ou Instalar. Feito isso com sucesso, agora quando você acessar o site do Baixaki, escolher qualquer programa que você desejar, e clicar no botão verde, ao invés de baixar o tal instalador/gerenciador do site, ele irá fazer o download do instalador ORIGINAL do programa escolhido, aquele que quem criou, disponibilizou para você.

E fique tranquilo, o site Baixaki ou qualquer pessoa NÃO tem como identificar que estejamos fazendo isso, e principalmente NÃO É NADA ILEGAL ou não estamos fazendo absolutamente nada de errado, pelo contrário, errado estão eles de lhe embutir e obrigar-lhe à utilizar o programa (inseguro) deles…

Espero ter ajudado, assim como me ajudou drasticamente!

3 pensamentos em “Como baixar no Baixaki sem o Gerenciador de Download do site”

Deixe uma resposta